sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Rússia: Moscou



O ônibus vindo de Riga parou em uma estação bem longinha do centro da cidade, porém era perto de uma estação de Metro, porém eu não achava a entrada da estação de jeito nenhum. A cidades são cheias de túneis, e como eu estava em uma região com de avenidas amplas, as travessias eram feitas também por túneis, agora pergunta se eu achava o tunel que dava acesso ao Metro? Andei e andei e andei e nada, até que resolvi perguntar para uma pessoa. Como eu tinha lido bastante que poucas pessoas tinham fluência em inglês eu estava bastante receosa, quando vi um Hollyday Inn, resolvi perguntar para um dos funcionários, que rapidamente me explicou onde era a entrada. Assim que cheguei na estação perguntei educamente se a pessoa da bilheteria falava inglês, ela disse que não mas disse logo em seguida “um ticket?” em um sonoro inglês, eu ri e falei, “ a então a senhora fala inglês” com um largo sorriso, e ela respondeu “a little”. Essa seria então a resposta mais comum que eu escutaria. Os Metros são marcados com a letra M!

o mêtro
Os metros Russos são fantÁsticos, parece que você entrou em um museu ou salão nobre, com seus grandes lustres e mosaicos na parede. De cara fiquei impressionada. O trem em si é confortavel e normal. O segundo problema é que quase tudo em Moscou está em cirilico, modo de escrita local, e para nós, acostumados ao alfabeto em latin, isso dificulta muito. O nome da estação está escrito na parede em dois locais, e se você vai ficar comparando as palavrinhas, isso causa certa dificuldade estando dentro do trem, então eu ficava contando quantas estações seria de um ponto ao outro. Isso eventualmente me causou um problema, visto que eu peguei um metro para uma estação mas toda vez que contava terminava no ponto errado, já que uma estação no meio do caminho não estava funcionando e o metro não parava nela, e eu obviamente não entendia o problema . Mas enfim demorei um pouquinho para me familializar com tudo, me perdi muitas vezes. 


Moscou é uma cidade bonita, com um bom sistema de transporte, e muita história. A cidade tem  uma das maiores concentrações de bilionários do mundo. Descobri que os russos estão acostumados com as mesmas lojas e marcas que o resto da Europa: Zara, Armani e etc. Os preços não eram muito diferentes. 
Catedral de São Basilio

O que era muito caro em Moscou é alimentação, e acabei ficando um tanto acostumada a comer nos fast-foods ocidentais, que não  são caros. McDonalds por 4 euros. Como no centro da cidade não há grandes supermercados, só pequenas lojas de conveninência onde uma maçã custava 5 euros, os mochileiros acabam ficando sem muita opção. 
Fiquei em um albergue perto do centro, pequena distância caminhando dos principais pontos turisticos. Organizei a viagem para ficar 4 dias na cidade, mas no fim 2 ou 3 eram mais que o suficiente.  É legal se programar bem, pois quase nada abre Segunda Feira, assim você não perde o dia. 

Catedral do Cristo Salvador
Os Russos são religiosos, e desse modo há igrejas lindissimas em Moscou, porém não sao igrejas de arquitetira tradicionais como conhecemos, mas de arquitetura ortodoxa. As que mais me impressionaram foram a Catedral Cristo da Anunciação e Catedral do Cristo Salvador, está segunda muito importante para os russos ortodoxos! A Catedral de São Basílio também impressiona bastante, porém mais por fora do que por dentro.                    
          
Uma viagem até Moscou tem de incluir também o Kremlin e a Praça Vermelha.  O Kremlim é um complexo histórico fortificado, localizado no coração de Moscou, e este possui quatro palácios, quatro igrejas e duas torres, e ainda é a residência oficial do presidente Russo.  Dentro os muitos prédios, está um museu com objetos da história Russa, incluindo joias, vestidos, carruagens e etc.,  porém diferente de muitos museus que estive, esse não estava cheio de gente. É possivel pegar um daqueles radios tour, e apertar números em cada área que você estiver. Não lembro se havia em português, escutei o em inglês. 
Kremlin
Não consegui ir ao Mausoleu de Lenin, pois em um dia estava fechado, e no dia seguinte quando tentei de novo havia algum convidado politico na região então quase tudo estava fechado de novo.
De Moscou segui para São Petesburgo em um trem noturno. Mas essa história conto depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário