segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Rússia: São Petersburgo



São Petersburgo é uma cidade bem diferente de Moscou, para começar você acha informações e sinalizações em inglês. O clima aqui também é bastante diferente, enquanto em Moscou neve e céu cinzento era a norma, aqui as temperaturas são mais baixas, porém céu azul e sol. Já dá um ânimo diferente.

Assim como Moscou grande parte dos pontos interessantes aos turistas está localizado no centro e é possivel andar entre um ponto e outro. Fiquei 4 dias na cidade, porém 3 é mais que o suficiente.

Passeios imperdíveis de São Petersburgo são: o Museu Hermitage, o fortaleza de Peter e Paul, o Palácio de Verão, a Catedral de São Isaac, Catedral da Nossa Senhora de Kazan, Palácio de Catherina, o Palácio de Peterhof (esse um passeio para o verão, para você poder vislumbrar as fontes em funcionamento), o Teatro Mariinsky, Monastério Alexander Nevsky e Catedral de Nosso Salvador do Sangue Derramado.
 O Museu Hermitage é muito grande, e assim como outros grandes museus do mundo, em um dia você não vai ver todas as obras e objetos que por lá estão, já que são quase 3 milhões, e inclui obras de grandes artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rembrandt, Van Gogh e outros. O Hermitage é um passeio agradavel, e além da obras de artes há grandes e luxiosos salões que impressionam bastante e o belissimo Palácio de Inverno.


A fortaleza de Peter e Paul, foi construido em 1703, possui uma Catedral construida em 1972 na ilha de Zaichy Ostrov, e que é o local de descanso de quase todos os tzares russos incluindo Nicholas II, seus familiares e seus servantes. Na fortaleza também há outros prédios históricos incluindo um museu, uma prisão e outros prédios. Quando fui ventava muito, mas de lá tem uma vista belissima do Museu do Hemirtage. 


Uma outra Catedral famosa é a Catedral de Nosso Salvador do Sangue Derramado. Eu achei bastante curioso que todas as catedrais em Moscou e São Petersburgo possuem um nome longo e dramático. Foi onde encontra-se a igreja hoje que o Imperador Alexandre II foi assassinado. Há varios objetos de artes, pintura e mosáico aqui, e eu achei bem mais bonita que a Catedral de São Basilio em Moscou.

   
A Catedral de São Isaac é a terceira maior catedral da Europa e também impressiona com suas colunas e dome dourado. A Catedral de Kazan também possui uma série de colunas e um belo jardim.  Se você tiver tempo sobrando uma visita ao Palácio de Catherine fora da cidade, também é uma boa pedida.
 
Em termos de segurança, eu não recomendaria ficar perambulando pela cidade quando escurecer, e tomar cuidado nos cruzamentos e metro em relação aos batedores de carteira. Não cheguei a ser roubada, mas quase aconteceu. Eu estava em um cruzamento em grande e tumultuado quando levei um soco nas costas. Fiquei assustada, sem entender o que tinha acontecido, quando a pessoa da minha frente falou algo, e a pessoa atrás de mim se moveu para o meu lado. Quando fui verificar a pessoa atrás de mim havia tentando abrir minha mochila, e a pessoa da frente deu um soco para ela sair. Ou seja, todo cuidado. 

Achei  São Petersburgo tão encantador, que com certeza voltaria para outro passeio, porém na primavera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário