sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Trem Moscou - São Petersburgo



Para chegar a São Petersburgo eu peguei um trem noturno saindo de Moscou. Comprei o ticket na internet, pois como tinha os dias contados precisava estar naquele trem.





Aprendi a ler duas coisas no meu ticket: minha cama e qual era o meu vagão. O resto estava em cirilico e eu não tinha idéia do que dizia. Cada vagão tem seu supervisor, o que é interessante. Enfim quando fui subir no vagão a mocinha me pediu documento, tentou me dizer algo, eu disse que não entendia e ela fez que não falava inglês. Tudo bem eu sabia onde estava minha cama. 

Subi no trem e fui em direção a minha cama, e para a minha surpresa já havia uma pessoa dormindo nela. Fui então atrás da supervisora, e para explicar para ela que minha cama estava ocupada? Depois de muito gesticular e com muito esforço consegui convece-la a me seguir. Ela logo entendeu e me mostrou uma cama vaga em outra cabine, até veio e me trouxe um lençol limpo. Muito atenciosa.

Os trens russos não são novos, mas são confortaveis, o vagão que eu estava só tinha camas, no estilo beliche, não há portas entre as cabines e cada cabine tem 3 beliches. Li que era melhor comprar a cama de cima, o que evitaria pessoas sentarem na minha cama enquanto eu dormia.  A cabine tem duas beliches paralelas e uma beliche no corredor. A beliche inferior do corredor pode virar uma mesa com dois acentos também.

Subir na cama de cima não foi tarefa super fácil com o mochilão. A cama vem com uma espécie de colchonete que você usa para forrar a cama, travesseiro e um cobertor. No fim o vagão estava bem quente, mas dormi bem tranquila e acordei só quase em São Petersburgo. 

Esse foi o website que usei para comprar o ticket: www.realrussia.co.uk. Custa um pouco mais caro do que comprar o ticket direto na estação, mas é muito pouco comparado a conveniência e a dificuldade de me expressar na Rússia.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário